quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Cabos elétricos 0002 ( Como identificar cabos elétricos )











Olá pessoal. Na semana passada conversamos sobre a diferença de qualidade que pode existir entre cada fabricante de cabos. Neste post nós indicamos as marcas que são comumente comercializadas aqui na minha região ( eixo São Paulo - Campinas ), e nós gostaríamos também de obter informações sobre marcas de cabos comercializadas aí na região de cada um de vocês leitores.
Quais as que vocês engenheiros, eletricistas, arquitetos da construção civil encontram com mais facilidade no mercado onde vocês atuam ? As que mais atuam aqui na região de Campinas S/P são Prysmian, Nexans, Cobrecom, Sil e Nambei, mas existem outras com menos expressão também.  São as mesmas por aí  ?
E quais são as especificações técnicas necessárias para comprarmos um cabo de forma correta ?

As informações que os vendedores solicitarão e que são as mais necessárias para especificação de um cabo são : 

      Tensão de isolação ( 750/1000 volts)

      Tipo de isolação ( pvc / hepr )

      Bitola ( 6mm/16mm/....)

      Cor da isolação ( Preta/verde/azul/.....)

Entendo que essas informações já serão suficientes para dar segurança à quem está comprando

É realmente isso pessoal ?  Ou existe alguma outra particularidade que vocês acham importante especificar para se comprar corretamente um cabo ? 

Nossa próxima conversa abordará formas de não termos perdas ao efetuarmos cortes em almoxarifados. 

Sobre essa postagem deixe suas opiniões nos comentários.


See you later.

Veja as outras matérias da série. 

Cabos elétricos 0001 ( Introdução sobre cabos elétricos )

Cabos elétricos 0003 ( Como lidar com retalhos )



4 comentários:

  1. Em 25 anos que atuo como vendedor de materiais eletricos, ja conheci diversas marcas de condutores eletricos , os de primeira linha , tais como Prysmian , Ficap , Condugel e os que sao considerado de segunda linha , como Sil, Phelps , Nambei , Conduspar , IPCE, Reiplas , Porem hoje em dia , aqui na AREA DISTRIBUIDORA , temos apenas 2 marcas , Prysmian e CABLEFLEX , essa segunda trata-se de uma empresa do grupo da AREA , ja com total certificação , e homologada em diversas empresas , inclusive, ja estamos fornecendo nossos cabos para o Consorcio Construtor de Belo Monte.
    Quanto a especificação , em geral são as mesmas ja mencionada acima , se o cabo e de 750V ou 0,6/1KV , de Pvc ou HEPR , se é 70º ou 90º a bitola , se é classe 4 ou classe 5 , a cor da isolação.
    Já é algo universal entre vendedores , instaladores , eletricistas e engenheiros.

    Reginaldo Gonçalves
    Consultor de Vendas
    AREA DISTRIBUIDORA DE MATERIAL ELETRICO LTDA

    ResponderExcluir
  2. Caros participantes notem que o amigo Regis deu-nos sua valiosa opinião sobre o tema. Eu gostaría que outros opinassem sobre a classificação de primeira e segunda linha que ele mostrou-nos. Cada uma das marcas estão devidamente inseridas na classificação que merecem ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns Gilberto, iniciativas como a sua enobrecem cada vez mais a nossa amada engenharia.
      Com relação ao tópico que foi colocado tenho a dizer que em trinta anos de atuação na engenharia, tendo passado por várias instaladoras e sido diretor de duas delas, nunca me ficou claro o que seriam produtos considerados como primeira, segunda ou até mesmo de terceira linha. Neste momento represento uma marca italiana que é produzida por alemães no Paraná, TOTALMENTE CERTIFICADA, até mesmo na PETROBRÁS, e que ainda não é reconhecida por todo o mercado como primeira linha (eu discordo), o que seria então primeira linha se os processos de fabricação são idênticos e o cobre utilizado na fabricação vem da mesma indústria a CARAÍBA METAIS?
      Alguns vão dizer que a marca A é mais flexível ou isso e aquilo que a B, mas isso não pode gerar a padronização de primeira ou de segunda linha, temos que evoluir nessa classificação, vocês não acham?
      Abraços e continue com os seus debates!

      Excluir
  3. Reflitam por favor no comentário do Eng. Alexandre Paiva pessoal. Acredito que vale muito a pena.Obrigado engenheiro.

    ResponderExcluir

Digite seu comentário aqui

Qual a marca de cabo elétrico que você confia ?

Postagens mais recentes