No post anterior falamos sobre como especificar um cabo e quais as marcas mais conhecidas, e agora vamos abordar um novo tema. Ao longo dos tempos percebi que uma das grandes preocupações de quem vende cabos elétricos é ter de lidar com as perdas que os cortes de cabos geram. Como acontece isso ?
As lojas de eletricidade normalmente compram um rolo de cabo e depois vão vendendo em pedaços conforme solicitado pelo cliente, e pode ter certeza que no final sempre sobra um pedacinho de 3 metros, ou 5 metros, e assim vai.
Agora visualize o seguinte : Jamais eu conseguirei vender esses 3 ou 5 metros que eram sobra antes se o próximo cliente que entrar na loja quiser um lance de 10 metros, pois os cabos colocados numa obra não devem ser emendados. Aí conforme o tempo passa fica mais um pedacinho, outro pedacinho,e as perdas vão aumentando.
O que eu tenho visto é que no final de um ano as lojas geralmente tem uma boa grana que praticamente é sucata.
Vocês engenheiros, eletricistas ou arquitetos da construção civil tem visto isto acontecer no mercado que vocês atuam ? Como os profissionais aí da sua região estão lidando com essa situação ?
Na próxima conversa falaremos sobre furto de cabos.
See You later.
Veja as outras matérias da série :
Cabos elétricos 0001 ( Introdução sobre cabos elétricos )
Cabos elétricos 0002 ( Como identificar cabos elétricos )
Cabos elétricos 0004 ( Como evitar o furto de materiais em almoxarifados )
Caro Gilberto já vi essas situações acontecerem e os profissionais lidarem da seguinte forma : Quando existe um retalho de 7 metros e o cliente pede 5, então o vendedor oferece os 7 metros por um preço conveniente ao cliente, e se livra do retalho final de 2 metros. Abraços e sucesso.
ResponderExcluir