O termo drone (termo que em inglês significa zangão) vem do aeromodelismo, e eles já fizeram parte dos cenários de algumas séries como Stargate SG-1, Dark Angel, Fours Lions, e The Bourne Legacy. Continue lendo a matéria para conhecer alguns importantes detalhes técnicos dessas máquinas.
Essa máquinas praticamente são computadores bem equipados, possuindo um microcontrolador em miniatura. Eles contém processador, memória, portas de entrada e saída, além de um software.
Outros detalhes importantes são os muitos sensores, os quais são capazes de transmitir informações para o cérebro da máquina. Os principais sensores são os giroscópios e o acelerômetro, que são os responsáveis por indicar o nível de inclinação do drone, e é através desta informação que ele vai acelerar ou desacelerar cada motor individualmente. Isso vai permitir que o drone mantenha-se nivelado, o que torna a pilotagem mais fácil. É como se fosse um tipo de piloto automático em tempo integral, corrigindo em centenas de vezes por segundo a estabilização do voo.
Existem ainda sensores extras como o magnetômetro (bússola magnética) e GPS, os quais são usados no controle de navegação. Já os sensores barômetro (altímetro) e sonar são utilizados para manter a altitude, e sobre os sensores principais, são os mesmos utilizados hoje em dia nos modernos smartphones.
Para quem deseja equipar seu drone com equipamentos adicionais , pode optar por câmeras de filmagem, sensores sofisticados, ou aparelhos de GPS, além de outros equipamentos úteis e até bombas ou mísseis.
Sobre o serviço que podem realizar estão os serviços de monitoramento de rodovias, inspeções em linhas de transmissão, levantamentos aéreos de terrenos para a cartografia, geografia e topografia, captação de imagens para engenharia, mineração, segurança pública, como no caso dos jogos de futebol, na prevenção de desastres, além de outros que a imaginação permita.
See you later;
Veja as outras matérias da série :
Drones : Introdução.
Drones : Como podem beneficiar-nos ?
Drones : Problemas com a regulamentação e a segurança.
Drones : Detalhes técnicos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Digite seu comentário aqui